Corpo estranho nos olhos

Bastante recorrente, a irritação dos olhos pode parecer um probleminha pequeno, mas se não tratado pode ocasionar complicações graves.

Geralmente o corpo estranho é fácil de ser removido com um cotonete ou desintegra-se com o efeito das lágrimas e do piscar. Quando o corpo estranho está localizado debaixo da pálpebra superior, o desconforto é maior, costuma haver muita dor, lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dificuldade em olhar para a luz. Esse corpo estranho também pode ser removido com um cotonete, porém, nesse caso, é necessário dobrar a pálpebra para cima.

Se não há melhora dos sintomas de dor e vermelhidão e o desconforto é grande, é possível que ele tenha machucado a córnea. A córnea é a membrana que recobre a íris – parte colorida do olho.

olhos

O corpo humano possui alguns mecanismos que protegem a visão:

Lágrimas: Se qualquer corpo estranho entrar no olho, o corpo automaticamente se encarrega de produzir lágrimas para tentar expelir esse corpo estranho, essa reação do organismo é bastante comum em ambientes com poeiras ou fatores irritantes como o descascar de uma cebola. As lágrimas contêm algumas substâncias que ajudam a combater bactérias, e ajudam a trazer a sensação de alívio.

Cílios: Os cílios oferecem proteção contra objetos de tamanho maior como sujidades e poeira que possam levantar durante uma ventania, por exemplo, é possível manter os olhos semicerrados de forma que seja possível enxergar através dos cílios.

Mas uma das maiores defesas do olho contra riscos repentinos é o reflexo de fechar os olhos, que literalmente fecha os olhos como um reflexo automático quando é detectado uma ameaça imediata.

Se as defesas do corpo humano não funcionarem é indicado lavar com água corrente. A lavagem do olho pode ser feita colocando-o embaixo de uma torneira jogando sobre ele água ou soro fisiológico, ou ainda, mergulhando-o em um recipiente com água, tentando abri-lo e fechá-lo embaixo d’água para facilitar a remoção do cisco.

Muitas vezes, após a lavagem do olho, a sensação de desconforto e ardência permanecem. Isso ocorre devido à uma irritação causada pelo atrito do cisco com a córnea ou porque o cisco ainda permanece no olho.

Algumas situações em que o atendimento médico deve ser procurado:

  • quando o cisco estiver localizado na parte branca do olho ou na parte colorida (conjuntiva e íris),
  • quando a sensação de desconforto e irritação no olho permanecem, mesmo após a lavagem, a retirada do cisco ou ainda, após a manutenção dos olhos fechados por algum tempo,
  • quando houver a entrada no olho de outros tipos de materiais, como farpas de madeira, estilhaços de metal, vidro ou insetos,

oculos

Os machucados na córnea são muito perigosos, pois podem afetar a visão de forma permanente.

Utilize o óculos de segurança, ele ajuda a proteger sua visão;

Utilize protetor facial quando for utilizar lixadeira ou esmeril;

Em caso de irritação nos olhos, comunique o encarregado e a segurança do trabalho, não deixe que uma irritação se transforme em uma lesão.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.